domingo, 21 de novembro de 2010

O que é Ciência?

O que é a CIÊNCIA?

Para entender a definição de um termo, procurámos, por norma, o dicionário. Este foi o meu procedimento e, para tal, procurei o significado da palavra num dicionário de língua portuguesa. Encontrei a definição de ciência como sendo a “soma ou conjunto de conhecimentos que se possuem sobre variados objectos; instrumentos, erudição; C. exactas as que somente admitem princípios, consequências e factos rigorosamente demonstráveis” para além da especificidade na definição Ciências Exactas, também havia para as Ciências: Infusa, Naturais e Ocultas.
Apesar de me remeter para a definição de ciência, na perspectiva Kuhn, como a actividade humana que produz conhecimentos, julguei pertinente a não inclusão naquele dicionário da definição de Ciências Sociais.
Este facto deixou-me decepcionada e é fácil de perceber o porquê. Alguém que estude uma Ciência Social não encontre a sua definição num dicionário de língua portuguesa. O que me leva desde logo a questionar se os esforços feitos pelos precursores da Sociologia foram os suficientes para a completa definição de “CIÊNCIA”.
Tentando abater este estado de decepção consultei o Dicionário de Sociologia e a citação de Edgar Morin “A ciência é igualmente complexa porque inseparável do seu contexto histórico-social. A ciência moderna conseguiu apenas emergir na efervescência cultural do Renascimento e desde então associa-se progressivamente à tecnocientífica e introduzindo-se progressivamente no seio das universidades, das sociedades, das empresas, dos Estados, transformando-os e deixando-se transformar, por sua vez, pelo que transformava…A sua realidade é multidimensional. Assim, a ciência é intrínseca, histórica, sociologia e eticamente complexa. É de esperar que as transformações que começaram a fazer ruir a concepção clássica de ciência vão continuar a sofrer uma verdadeira metamorfose.”
Esta introdução progressiva, nomeadamente no seio das universidades, considero-a lenta. No senso comum, ciência, está associada a laboratório, muitos frascos de vidro e à bata branca do cientista. Para fundamentar esta minha opinião lembrei-me de ter lido no Jornal Académico – Jornal Oficial da AAUM de 26 de Outubro 2010 - que a Universidade de Aveiro está entre as melhores do mundo em produção científica. Distinção que nos deve deixar naturalmente satisfeitos e orgulhosos. Não tão satisfeitos e orgulhosos ficamos, quando, ao ler o artigo nos apercebemos que as áreas consideradas para este ranking mundial se cingem às das Engenharia e Tecnologia, Agricultura e Ciências do Ambiente.
Produção científica? Ranking Mundial? Estas duas questões remetem-me para a definição de Ciência nos dias ditos modernos.
A afirmação das Ciências Sociais continua sem ter lugar sólido, consistente na nossa comunidade global.
Francis Bancon não se equivocou quando afirmou que a quarta causa - a causa final - é a mais complicada, temos nós, cientistas e futuros cientistas da área social que dar um impulso para que a definição de ciência, mesmo no dicionário de língua portuguesa contenha a especificidade da definição das Ciências Sociais.


Emília Flambó - UC TCI A50465